Então você não está sozinho, Pois isso, é uma questão de saúde pública, uma epidemia que quadruplicou nas últimas três décadas.
Cerca de 878 milhões de adultos vivem com obesidade mundialmente destes, 18,5% são mulheres e 14% homens, e a projeção para 2035 é de que sejam mais de 2 bilhões de pessoas obesas no mundo .
O que é mais preocupante é que o número de crianças obesas mais do que quadriplicou entre 1990 e 2022 , passando de 1,7% para 6,9 % entre meninas e de 2,1 % para 9,3% entre os meninos . As expectativas são de 750 milhões de crianças com sobrepeso e obesidade para 2035, dados atuais da World Obesity Federation
Situação que reflete a qualidade de vida de maneira geral, de crianças, adultos e adolecentes . Com menos atividade física diária , menos deslocamentos, mais tempo de telas, tentando as vezes manter uma alimentação dentro do indicado, mas vivendo em ambientes obesogênicos com muitas ofertas de produtos industrializados, que muitas vezes diminuem as possibilidades de manter uma alimentação saudável , além de fatores como ansiedade e busca por resultados e prazeres rápidos e momentâneos.
A maneira de cuidar deste problema é multidiciplinar , intersetorial, e interpessoal. Aonde você trabalha, com quem você mora, quem prepara a sua comida, quais as formas de preparo, qualidade do sono, atividade física diária, histórico com dietas, fatores emocionais, dentre muitos outros pontos, devem ser analisados para identificar gatilhos para que o tratamento tenha sucesso .
Outro ponto fundamental é a Educação Alimentar que precisa iniciar dentro de casa e nas escolas, para que as crianças aprendam a fazer melhores escolhas e levem isso para a vida adulta .
Inúmeros fatores nos primeiros momentos de vida contribuem também para a prevenção da obesidade e sobrepeso, como alimentação exclusiva com leite materno até os 6 meses , amamentação até pelo menos os 2 anos de idade em conjunto com alimentos naturais , sem adição de açúcares, que não deve ser apresentada á criança até pelo menos essa idade. Prolongar a apresentação de alimentos doces e industrializados o quanto possível é fundammental para o desenvolvimento do paladar criança /adulto
E depois que a obesidade ou sobrepeso já estão instalados ?
O tratamento deve ser multidiciplinar porque assim são as causas da Obesidade, uma doença multifatorial e que precisa de acompanhamento profissional.
Muitos julgamentos errôneos tratam da situação como se : fosse facil emagrecer, fosse culpa do paciente não conseguir emagrecer , ou fosse culpa do paciente estar obeso, porém é preciso entender que a situação vai muito além do querer , o tratamento precisa ser individualizado e muitas vezes buscar o "querer" não se inicia exatamente com a dieta .
Aqui no Minha Nutri On-line , nós iniciamos o tratamento nutricional pelo intestino do paciente , com protocolo de 6RS , o que tem se mostrado satisfatório pois logo fica mais fácil a abordagem do balanço energético negativo ( gastar mais calorias do que ingere) ,identificar o perfil alimentar da criança ou do adulto é muito importante , pois cada perfil precisa de abordagens diferenciadas . Além de ser fundamental o incentivo a pratica de exercícos físcos
Yorumlar